9 princípios criativos que movem a tátil

Trabalhar para chegar ao muito simples.

Traduzir ideias em forma e função de um jeito surpreendente demanda uma enorme imersão. Por isso, em tudo que fazemos, apostamos na riqueza do trabalho de uma equipe multidisciplinar que vai além do design em si. Estudamos o mercado e as pessoas. Mergulhamos na essência das marcas, recheamos nosso trabalho de inteligência. Não ficamos satisfeitos com a primeira ideia. Lapidamos nossas soluções de design até encontrar a melhor síntese do que cada marca precisa expressar. Acreditamos que as soluções mais incríveis são as mais simples.

Unir o pensamento sustentável ao design surpreendente

Buscamos soluções otimizadas no uso de materiais e energia não apenas por economia, mas pelo próprio benefício da forma. Acreditamos que é possível usar materiais sustentáveis, de baixo impacto, sem abrir mão do caráter sensorial, lúdico e surpreendente. O resultado é o que chamamos de ‘ecossexy’: um design que carrega as premissas de sustentabilidade, sem deixar de ser funcional e atraente, aumentando seu valor percebido.

Projetar inspirando-se nas soluções naturais

Vemos a natureza como fonte primária de inovação. Entendemos que, justamente por poder contar com bilhões de anos para desenvolver suas soluções, a natureza é capaz de fornecer riquíssimos aprendizados para os nossos projetos. Ela é capaz de nos alimentar não somente com inspirações de design: nas formas, texturas e materiais, como também com inteligências conceituais, organizacionais e estratégicas.

Respeitar a natureza expressiva dos materiais

Com esse princípio, exclusivamente ligado ao design de produto, entendemos que cada material tem suas características, sua expressividade própria. Por isso, as soluções que servem para o papel micro-ondulado, por exemplo, não necessariamente servem para o plástico. Quando respeitamos a vontade natural dos materiais, a sua memória, o desejo da forma e as exigências de manuseio, chegamos a resultados mais eficientes.

Considerar as possibilidades de extensão do ciclo de vida

Na natureza, tudo o que é supostamente descartado serve de recurso para outro processo. Consideramos que, como designers, temos de assumir nossa responsabilidade no mundo e considerar o impacto do que criamos. Temos de ir além da ideia de linearidade, entendendo nossa criação como parte de um ciclo permanente.

Não “desenhar para”, mas “desenhar com”

Partindo de um dos princípios básicos do Design Thinking, entendemos que é preciso olhar de perto o contexto e as pessoas com as quais iremos nos relacionar e para as quais vamos desenvolver uma solução. Temos como premissa envolver nossos clientes, nossos parceiros e nossas equipes num trabalho coletivo, colaborativo, feito a muitas mãos. Mais do que desenhar para as marcas, preferimos desenhar com elas.

Entender que a emoção é a cola mais poderosa que existe

Guardamos de um jeito diferente na memória tudo que nos emociona de verdade.

A emoção é o que transforma pequenos momentos da nossa história em experiências grandiosas: ideias, cores e sensações que guardamos conosco para sempre simplesmente porque fazem nosso coração bater mais forte. Acreditamos que quando usamos a emoção como cola, transformamos design em experiências memoráveis.

Buscar sempre a sintonia entre corpo e alma

Juntar estética e ética. Design e Branding. Corpo e alma. Quando os valores, o propósito e a cultura de uma marca são traduzidos em forma, cor, textura, tom de voz, há uma conexão entre corpo e alma, fazendo com que sua estratégia vá para o mundo e chegue até as pessoas. Nosso trabalho é exatamente esse: mais do que revelar a alma de uma marca, é dar corpo a essa alma, transformando-a em expressões. E é por esse motivo que a Tátil se desenvolveu como uma empresa em que as disciplinas – Design e Branding – trabalham de maneira muito integrada, através dos núcleos de Estratégia e Criação.

Reconhecer que a nossa maior força vem da soma das diferenças

Atraímos multiplicidade. Formamos equipes com perfis, personalidades, expertises e desejos diferentes, pois acreditamos que é mesclando esses multitalentos e multicaracterísticas, com a oportunidade de trabalhar com grandes marcas de segmentos muito distintos, que iremos desenvolver projetos que fazem a diferença no mundo.