rio 2016
marca olímpica
o projeto dos sonhos

Imagine o desafio de criar uma marca para 7,5 bilhões de pessoas e traduzir, em um único símbolo, o encontro do espírito olímpico com a alma da nossa cidade. Nosso projeto não tinha um único target. Nosso target era o mundo todo.

desafio

Imagine o projeto dos sonhos. A marca não comercial mais valiosa do mundo. O sistema de identidade visual mais complexo do planeta. E a missão de traduzir em um único símbolo o encontro da alma carioca com o espírito dos Jogos Olímpicos. Uma marca que precisava expressar união, despertar superação e otimismo. Impactar milhões de pessoas no mundo todo. E ainda cumprir os 12 itens de um briefing bastante desafiador:

– Ser inovadora
– Refletir a cultura local
– Evitar estereótipos
– Estar alinhada com os Valores Olímpicos
– Inspirar e emocionar os diversos públicos
– Ser dinâmica
– Ser alegre
– Refletir o jeito apaixonante de celebrar do brasileiro
– Refletir o jeito carioca de viver e receber
– Ter entendimento universal
– Gerar alto valor agregado
– Manter-se atual até 2016
Um projeto tão importante e desejado que reuniu 139 agências em torno da maior concorrência de design do mercado brasileiro: a criação da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

solução

Mais do que a forma, era preciso desenhar a estratégia. Mergulhar nos contextos das edições anteriores, investigar a nossa própria alma. Definir uma essência e um propósito de marca capazes de demarcar um território único e diferenciador, que garantisse não apenas a originalidade da solução de design, mas também a riqueza de conceitos e o alinhamento ao longo do tempo de todas as expressões.

Mais de 100 pessoas participaram do processo, entre estrategistas, designers e redatores, com as melhores referências e ideias sendo trocadas e trabalhadas de forma coletiva.

O resultado é uma marca humana, feita da mistura de povos, atletas e culturas. Uma marca que acolhe com um abraço e tem um jeito apaixonante de celebrar. Uma forma que revela o Pão de Açúcar e é espelho vivo da natureza exuberante do carioca e da cidade. Uma marca-escultura, infinita, tridimensional, que ganha texturas, vira forma, objeto. Feita para ser experimentada.  A primeira marca tridimensional da história dos Jogos Olímpicos. Um convite e uma inspiração para o Rio e para o mundo.

resultado

A marca mais bem avaliada de toda história dos Jogos. Apenas no lançamento, foram mais de 25 mil referências nas redes sociais, com transmissão de TV por satélite para mais de 50 países.

Desenhamos ferramentas estratégicas que orientaram o trabalho de parceiros, garantiram a gestão da marca e o alinhamento de todas as suas expressões.

O resultado é a construção de uma marca forte e consistente. Uma marca relevante para o contexto e para seus públicos ao longo do tempo. Uma MARCA VIVA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem Cria

A CRIA é uma consultoria estratégica com foco em inovação que gera impacto positivo para a sociedade, ajudando as organizações na modelagem e na implementação de negócios de valor compartilhado, ativação de intraempreendedorismo e construção de cenários futuros.