Chegar ao nível C de uma corporação, imagino, parece ser o sonho máximo de quem escolheu uma carreira executiva. Apesar de, nos últimos tempos, ter acompanhado histórias de um monte de gente que rompeu com este modelo de uma vez por todas. Uns já consideravam que tinham dinheiro e sacrifícios suficientes e foram empreender. Outros nem tinham dinheiro, mas a parte do sacrifício era tão grande que decidiram empreender de outro jeito e investir em qualidade de vida. No caso dos CEOs a pressão parece ser a maior de todas.
Eles são os chiefs – precisam tomar decisões – e executives – precisam executar, ou seja, fazer a coisa toda funcionar, na prática.
Fazer tudo isto nos tempos turbulentos que estamos vivendo não é pouca coisa.
Estava lendo um artigo do professor da Harvard Business School, Joseph Badaracco, que lançou em 2014 um livro sobre bons líderes, chamado “A Boa Luta” aqui no Brasil. O título já me chamou atenção. Quais serão as boas lutas de hoje em dia, né? Por quais delas escolhemos lutar? O professor fala que isto é, cada vez mais, algo combinado caso a caso. Se antes o trabalho do CEO era criar valor para os acionistas em primeiríssimo lugar e, depois responder por vários stakeholders, agora as coisas se complexificaram um pouco mais. Os objetivos podem ser tão distintos quanto aumentar o lucro no curto prazo, desenvolver um país, certificar uma cadeia, se internacionalizar, atuar a favor dos direitos humanos. Soma-se a isto a imprevisibilidade da economia que impede qualquer plano de longo prazo.
O que mais me chamou a atenção foi como estes gestores devem responder de forma cada vez mais pessoal a pergunta “Por que eu escolhi esta vida?”.
Se antes escolher uma carreira executiva era ter um plano de carreira mais ou menos estável e passar 30 anos no mesmo lugar, hoje o cenário mudou completamente. Mesmo que você tome muitas decisões corretas, sua empresa pode, simplesmente, desaparecer. Aí, CEOs passam a ter que responder a questões mais profundas como: esta é a equipe que quero ter? Estas são as metas que quero cumprir? Este é o propósito desta empresa? Este é o significado do meu trabalho? E somam-se a essas perguntas todas as que a Economia Circular, o Capitalismo Consciente e O Sistema B, só para trazer alguns movimentos super relevantes, estão trazendo. Como gerar valor para toda a cadeia, como ter um propósito social e/ou ambiental, como equilibrar metas de curto prazo com desafios de longo prazo? As respostas devem ser renovadas a cada dia e precisam valer à pena. Para as pessoas e para as instituições que elas representam.

Tátil na RD Summit 2018
Nos dias 6 e 7 de novembro, nosso time de shopper participou da RD Summit 2018, o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina, realizado pela Resultados Digitais. Ao longo dos três dias, em Florianópolis, foram 150 nomes convidados para palestrar sobre os futuros caminhos para a área no Brasil e aproximadamente […]


Tátil na shortlist do Brasil Design Award 2018
Nesta semana, tivemos uma grande surpresa: 15 projetos nossos foram para a shortlist do Brasil Design Award 2018. O prêmio é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN) e, desde 2009, premia os melhores projetos do design nacional todos os anos. Nesta edição, a premiação conta com um corpo de jurados de diversas […]


Tátil na Shopper Brain Conference
O mundo está cada vez mais dinâmico. Somos bombardeados por muitas informações simultaneamente e impactados de múltiplas formas a todo momento. Nesse contexto de digitalização, o questionamento mais feito pela área de Shopper é sobre o papel das lojas no futuro. Nos dias 30 e 31 de agosto, nossa equipe esteve presente na Shopper Brain […]


Os caminhos para o engajamento orgânico
No mês passado, o nosso diretor criativo, Fred Gelli, palestrou na Adobe Experience House levando um tema que gerou grande repercussão nas nossas redes sociais: “Marketing? Não, obrigado!”. Ao lado do seu primo e cofundador da Mandalah, Lourenço Bustani, ele propôs uma total ressignificação do Marketing. A conversa cruzou o contexto atual em que vivemos, […]


Antes de deixar a criatividade fluir
Entendemos o quanto o momento desbravador e estratégico é fundamental. Cada desafio proposto representa que estamos prestes a mergulhar nos mais variados universos apresentados por cada marca, pois, para criar ideias precisas que façam a diferença na vida das pessoas, o processo não é simplista. Para nos aprofundarmos no universo das estratégias de marca, conversamos […]


Copa: colecionando emoções
Toda Copa do Mundo nos permite colecionar momentos que transitam entre todas as esferas emocionais. Nós, brasileiros, passamos pelo ápice das vitórias e por momentos de perda também. Quando o assunto é um elemento importante da nossa cultura, como o futebol, nós vivemos uma verdadeira montanha russa de sentimentos. Mas a mágica do esporte não […]


A linguagem fotográfica
Durante o processo de construção da identidade de uma marca, a fotografia está sempre lá, seja como recurso para registrarmos nossos processos criativos ou como recurso para construção de linguagem visual. Cada marca possui sua lente, e isso faz com que tenham olhares singulares sobre ocasiões, produtos, entre outras coisas. Pensar a fotografia como ferramenta […]


nelson sargento com vida
Quem acha que existe idade certa para virar blogueiro no YouTube vai se surpreender com a notícia: o personagem marcante da história do samba, Nelson Sargento, lança seu canal na rede aos 93 anos de idade. A Tátil tem orgulho de ter idealizado o “Nelson Sargento com Vida” como um caminho interessante para dar […]


cheiro de pipoca
Texto original publicado em 2002 Você dobra uma esquina. São mais ou menos 17h e tá batendo aquela fominha. De repente, seu nariz é invadido pelo inconfundível cheirinho de pipoca doce. Você não tem tempo de pensar. A decisão já foi tomada. Acalmar os seus sentidos custa apenas R$1,00 e você acaba cedendo à tentação. […]


retrospectiva Tátil – parte 4
Na última parte da retrospectiva 2017 conversamos com o nosso gerente de Criação em São Paulo, Renan Benvenuti, sobre a nova linguagem visual da Skol e a parceria com a Embraer, uma das empresas mais inovadoras do país. Skol A nova linguagem visual de Skol foi o projeto mais especial de 2017 para mim. Reunimos […]


retrospectiva Tátil – parte 3
Nessa terceira parte da retrospectiva 2017, vamos falar sobre alguns desafios do universo da linguagem que surgiram e, como os nossos criativos – Beto e Ana – resolveram em projetos dos quais participaram. Ana Cunha Gerente de conteúdo no Rio de Janeiro Um dos projetos mais marcantes que fizemos esse ano foi o […]


retrospectiva Tátil – parte 2
Na segunda parte da nossa retrospectiva, conversamos com as nossas gerentes de Negócios, Mariana Soccodato e Mariana Cherfem, para que nos mostrassem o seu olhar sobre os caminhos que a Tátil abriu durante 2017. Vem com a gente saber dessa história! Mari Soccodato Este ano, a demanda na área de Negócios cresceu muito, foi quando […]


retrospectiva Tátil – parte 1
Somos especialistas em marcas. Acreditamos na força do design, do branding e da inovação para criar, e gerir no dia a dia, marcas que sejam cada vez mais relevantes para as pessoas. Em 2017, colocamos nossa energia criativa a serviço de dezenas de projetos que viraram realidade. Agora que o ano está terminando, pedimos aos […]


construindo marcas irresistíveis
A equipe da Tátil em São Paulo participou de um Workshop da Natura sobre os resultados da pesquisa NeedScope, desenvolvida pela agência Kantar TNS para a marca. Essa análise é baseada na conexão dos consumidores com as marcas através das emoções. Ao lado de outras agências, participamos desse rico brainstorming sobre como podemos evoluir a […]


novas narrativas para a Marca Brasil
No mês passado, em minha palestra, no Museu do Amanhã, que tratava sobre as possíveis novas narrativas para a “Marca Brasil”, experimentei construir minha abordagem considerando as centenas de opiniões que recebi de pessoas a partir de um desafio que postei no meu Facebook. A experiência foi muito especial! Recebi 148 comentários dos quais mais […]


ninguém precisa saber sobre tudo
A nossa grande chave para desenhar ideias de um jeito surpreendente está na ligação entre o conhecimento que a natureza nos proporciona e aquele que adquirimos ao longo de tantos anos com o design. Os resultados dos nossos projetos são frutos de uma verdadeira imersão na essência das marcas, feita por uma equipe multidisciplinar. É, […]


o duplo impacto positivo ao cocriar
À medida em que os consumidores procuram pela personalização dos produtos que desfrutam, há um gancho para as marcas cocriarem com os seus clientes. O experimento junto com o consumidor final é capaz de gerar produtos cada vez mais únicos e, principalmente, em harmonia com o meio ambiente. Em contrapartida de uma produção linear, é […]


os três pilares da sustentabilidade
A sustentabilidade faz parte da pauta de muitas marcas nos dias de hoje. Entretanto, quando se fala no tema é comum nos limitarmos apenas em seus aspectos ambientais. Construir processos sustentáveis significa criar ações que preservem não apenas a natureza de uma forma geral, como também as condições sociais e econômicas do lugar onde uma […]


marcas com propósito
“Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação”. A citação de Aristóteles gera um bom insight sobre o contexto no qual as empresas estão inseridas atualmente. Os debates sobre igualdade de gênero e de raça estão dominando as discussões e as marcas estão se esforçando, cada […]


experimentando matérias-primas
Experimentando matérias-primas e ampliando os sentidos. Assim, surgiu a Tátil. O papelão ondulado. Depois da primeira experiência com embalagens naturais em 1989, existia um desejo em curso: colocar em prática todo o aprendizado cultivado com a observação da natureza. Havia um cheiro de novo negócio no ar. Na época, estudante da faculdade de Desenho Industrial, […]


de que fonte você bebe?
Não há ares que se comparem aos da Zona Portuária. A paisagem, desde que foi revitalizada, é palco de grandes eventos que transformam um dia comum naquele fim de tarde com clima gostoso de domingo. Dessa vez, o local recebeu um dos mais importantes eventos de design do país: a Semana de Design Rio, que […]


a realidade em um outro nível
Agora, qualquer superfície ou espaço pode ser muito além do que nossos olhos podem ver. As câmeras dos smartphones se tornaram um portal para um mundo de possibilidades antes inimagináveis. Uma boa prova disso é o jogo Pokémon Go, que virou fenômeno global ao misturar geolocalização e realidade aumentada para promover aos usuários uma experiência […]


as protagonistas na construção de um futuro para todos
Qual o papel das marcas no mundo? Acreditamos que é preciso provocar uma reflexão mais profunda sobre a finalidade dos negócios. O excepcional poder das empresas é totalmente proporcional à influência delas para a sociedade. Por isso, o propósito e o lucro de uma podem e devem andar lado a lado. Cada vez mais as […]


sem limites
“O coração não conhece limites”. Esse pensamento foi a síntese que direcionou as emoções que estavam por vir na cerimônia dos Jogos Paralímpicos. Sim, a emoção é a cola mais poderosa que poderia ter sido utilizada para um evento tão especial que estava mostrando ao mundo inteiro a força da perseverança e a superação dos […]


iniciativas globais da tátil
Nossa inteligência criativa a serviço de projetos que unem design e sustentabilidade e ultrapassam fronteiras. Fazer muito com muito pouco, rechear as soluções mais simples com uma boa dose de encantamento, apostar no impacto da surpresa criativa, na emoção como cola, sempre acreditando na força do branding, do design e da inovação para desenhar experiências […]


quanto mais invisível, melhor
5, 4, 3, 2, 1… ufa! Finalmente a propaganda, que é inserida antes do vídeo do YouTube, foi pulada. Uma coisa é certa recentemente: na maioria das vezes as propagandas incomodam. Prova disso é que cerca de 309 milhões de pessoas utilizam software para bloquear anúncios na internet. Se é na TV, muda-se de canal. […]


consumir menos e desfrutar mais
Já parou para pensar em como nos acostumamos a classificar as pessoas – e a nós mesmos, como simples consumidores? “Consumidores classe AB, 18-24 anos”, “Consumidores classe BC, 28-35¨. Assim, acabamos reduzindo a nossa razão de existir. Agimos como se fôssemos cupins e a nossa única função no mundo fosse consumir. Sim, temos compactuado com […]


o novo modo de consumir
Imagine: você chega em casa com fome, mas percebe que a despensa não tem o que você precisa no momento. Então você pensa que é hora de fazer compras novamente, mas o mercado mais próximo fica a três quadras da sua casa. Enquanto você avalia as possibilidades, uma notificação de um aplicativo de delivery chega: […]


marcas contra o preconceito
Você já comprou ou deixou de comprar um produto/serviço após descobrir a razão pela qual a marca o vende? Cada vez mais, a resposta para essa pergunta é “sim”. As marcas já aprenderam o quão valioso é ter um propósito e que não adianta apenas fazer com que as pessoas gostem de um produto. Os […]


a natureza como fonte de inspiração
Extrair matéria-prima, transformá-la em produto e depois descartá-lo não é mais uma lógica viável para o planeta. E para as empresas, que se deparam com elementos finitos, também não. Por isso, recorrer à natureza como fonte de inspiração para desenvolver ideias é algo essencial para nós. Sempre valorizamos quais as alternativas sustentáveis para ajudar a […]


9 princípios criativos que movem a tátil
Trabalhar para chegar ao muito simples. Traduzir ideias em forma e função de um jeito surpreendente demanda uma enorme imersão. Por isso, em tudo que fazemos, apostamos na riqueza do trabalho de uma equipe multidisciplinar que vai além do design em si. Estudamos o mercado e as pessoas. Mergulhamos na essência das marcas, recheamos nosso […]


a criatividade não é um dom
Alguma vez você já se viu sentado em frente a uma folha em branco sem saber como começar a escrever um texto? Ou já se perguntou como botar pra frente uma ideia que está há um tempo na cabeça? Essas situações não são atípicas, elas acontecem de forma frequente, inclusive com as pessoas que trabalham […]


marcas vivas
Para sobreviverem às mudanças, as marcas deverão ser protagonistas na construção de um futuro desejável Imagine que você tenha uma ocasião especial mas ao invés de comprar uma roupa nova, você tenha a possibilidade de alugá-la e devolvê-la após utilizar. Isso já é possível atualmente através de marcas de moda que já nasceram alinhadas à […]


não é à toa que assinamos design de ideias
Nós não conseguimos fazer uma linha sem ter uma ideia por trás. Não é à toa que assinamos Design de Ideias. Entendemos que o brilho do processo criativo depende de uma conexão com contextos, situações, estímulos e desejos, de conjunções específicas que provocam e justificam uma ideia vir para o mundo. Então, muito mais que […]


as ruas não precisam ser apenas a ligação entre um local de partida e um destino
Especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo já é possível analisar alternativas para uma mobilidade mais sustentável com boas pedaladas por essas cidades. As duas ocupam o ranking das três cidades com as maiores malhas cicloviárias da América Latina, o que representa cada vez menos a necessidade de utilizar carros, principalmente em caminhos […]


as vezes é preciso desligar o computador
O desafio de fazer o rebrand de uma das maiores marcas brasileiras de fast-food era grande. E o resultado que procurávamos surgiu através de duas inspirações: a colaboração e o artesanato. Ao reunirmos os Táteis, como chamamos nossos colaboradores, para que cada um desenhasse o seu próprio Bob’s, os carimbos de batata apareceram como forma […]


a quem responde um CEO
Chegar ao nível C de uma corporação, imagino, parece ser o sonho máximo de quem escolheu uma carreira executiva. Apesar de, nos últimos tempos, ter acompanhado histórias de um monte de gente que rompeu com este modelo de uma vez por todas. Uns já consideravam que tinham dinheiro e sacrifícios suficientes e foram empreender. Outros […]


a embalagem mais orgulhosa que já criamos
Aqui na Tátil conversamos muito sobre diversidade. É um fato que marcas querem fazer parte e se conectar com seu público através dos seus produtos, conceitos e propostas de valor. O problema é que muitas vezes as dimensões de público continuam muito quadradas, genéricas demais para contemplar a pluralidade da nossa gente. Imagine somar isso […]


olhar a natureza para buscar inspiração
O What Design Can Do Amsterdam aconteceu nos dias 23 e 24 de maio. O evento, que reuniu designers, criativos e profissionais ligados às questões ambientais do mundo todo, colocou em discussão o papel do DESIGN na redução dos impactos nas mudanças climáticas! Fui convidado para fazer três participações diferentes no evento. A primeira delas […]


o que você ainda não sabe sobre a nossa cultura
Nesses 30 anos de Tátil desenvolvemos muitos cases, conquistamos prêmios e fizemos diversos trabalhos que nos trouxeram orgulho. Mas, tão importante quanto olhar para fora e concentrar energia na entrega é olhar para dentro e construir uma cultura corporativa forte e inspiradora. É por isso que essa semana vamos falar um pouco mais sobre nossa […]


infográfico – a importância das cores para o design gráfico
Para um criativo, poucas coisas são mais importantes do que utilizar corretamente as cores para transmitir uma ideia, mas nem todo mundo entende muito bem como criar harmonias entre elas. Para dar uma força, criamos um infográfico que fala um pouco sobre as ferramentas e uso das cores na criação de paletas.


semana de design de milão: conectando mentes
Algumas das grandes ideias de design que surgiram foram fortalecidas pela colaboração. A Milan Design Week é a principal temporada para designers e artistas em geral se inspirarem, conhecerem referências e novos trabalhos. Nós fomos ao evento esse ano e um dos muitos lugares legais que a Tátil visitou foi o Palazzo Litta, que abrigou […]


o desafio de conquistar um espaço na memória do consumidor
“Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e eu lembrarei. Envolva-me e eu entenderei”. A frase do filósofo chinês Confúcio (551-479 a.C) tem mais de mil anos, mas se encaixa bem em um conceito muito discutido atualmente na área de marketing: a multissensorialidade. Na era digital, onde o fluxo de informações está cada vez mais veloz e dinâmico, […]


design que muda o mundo
Esse ano acontece a sétima edição do What Design Can Do, um dos eventos mais relevantes do design mundial. Essa história começou em 2011, e desde sempre teve como objetivo catalisar, discutir e endereçar os problemas sociais da nossa geração. Através de todas as suas iniciativas, o evento vem para apresentar as melhores práticas e […]


o coração não conhece limites
Imaginem uma janela de audiência global, como um intervalo comercial do Super Bowl. Só que de três horas ininterruptas. E para 1.5 bilhão de pessoas no mundo! Essa era a oportunidade que tínhamos nas mãos no início de 2014, quando começamos de fato a pensar no conteúdo da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos. Que […]


