Tátil na RD Summit 2018

Nos dias 6 e 7 de novembro, nosso time de shopper participou da RD Summit 2018, o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina, realizado pela Resultados Digitais. Ao longo dos três dias, em Florianópolis, foram 150 nomes convidados para palestrar sobre os futuros caminhos para a área no Brasil e aproximadamente 11 mil visitantes. O nosso país representa um mercado que oferece diversas oportunidades de crescimento no segmento e de adoção de novas tecnologias. Dentre a centena de palestrantes, havia pessoas do segmento e personalidades referências em áreas complementares. Durante todo o evento, a Juliana Barreto, nossa especialista em shopper, teve a oportunidade de assistir a algumas sessões que abordaram tendências.

Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content, a maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina, trouxe a percepção pela ótica humana para o futuro da área.

Na palestra “À prova do futuro: como entender psicologia é o maior diferencial de um marketing duradouro”, ele acredita que mesmo com os diversos avanços tecnológicos, ter pessoas no centro do planejamento e comunicação é o que torna as estratégias mais engajadoras e relevantes para o público.

Estratégias que entendem as dores e necessidades do seu público e conseguem traduzir em experiência constroem vínculos mais verdadeiros com seus diferentes interlocutores.

Um outro palestrante que chamou atenção foi o Robert Cialdini, com a apresentação “The power of persuasion and pre-suasion to influence change”, na qual o palestrante propõe seis princípios universais da influência social, são eles: reciprocidade, escassez (você não quer perder isso), autoridade, consistência, consenso e semelhança/simpatia, conquistar o consentimento do público com mensagens que ainda não foram disseminadas de duas maneiras: identificando o objetivo preciso da mensagem e conquistando a atenção através de palavras, situações e imagens, para o objetivo central.

Dois palestrantes da Resultados Digitais, sob diferentes perspectivas, falaram sobre a importância do entendimento do shopper – sua jornada, os touchpoints da sua marca ao longo desta jornada – e a partir desse entendimento desenvolver as ações para, de fato, entregar uma experiência única para essas pessoas. Seja através do estudo das diferentes “shopper personas” (palestra Lia Schuler) ou sobre o planejamento de equipe e serviços para cada estágio de compra (palestra Eric Santos), é fundamental partir de insights/ verdades humanas para ter estratégias que tragam o resultado esperado para a organização.

Ao longo do evento, foram selecionadas pessoas que promovessem experiências e aprendizados dentro das trilhas de conteúdo: Marketing Introdutório, Marketing Avançado, Marketing: Outros Conceitos, Criação de Conteúdo, Gestão e Estratégia, Desenvolvimento Pessoal, Sucesso do Cliente, Tecnologia, Vendas, Agências e RD Station. Saiba mais sobre cada uma delas aqui.

O resultado da RD Summit 2018 para a Tátil é um conjunto de reflexões, ensinamentos e experiências. Até a próxima edição!