embraer – Construindo cultura de marca para a terceira maior fabricante de aviões do mundo.

desafio

A Embraer convidou a Tátil para embarcar em uma jornada desafiadora: traduzir sua estratégia de marca em expressões verbais, visuais e sensoriais. Juntos, identificamos a necessidade de unificação e atualização das manifestações da marca através da criação de um novo sistema de linguagem. Ele deve ser capaz de refletir a essência de uma empresa pioneira e apaixonada por desafios, comprometida em evoluir continuamente, superar expectativas para trazer as melhores soluções para os seus clientes. Assim, a nova linguagem nasce com o desafio de trazer força e consistência para as expressões da marca Embraer, e fazê-la decolar em direção ao futuro.

solução

Para construir uma identidade única, mergulhamos na estratégia da marca, desenvolvida pela Gravity London. Na sequência, aprofundamos conceitos coletivamente, trabalhando a muitas mãos com o time Embraer, em workshops que sublinharam o quanto “desenhar com” é mais eficaz do que “desenhar para”.

O resultado do trabalho colaborativo foi a definição de orientadores de expressão originais e consistentes, capazes de traduzir a marca em forma e conteúdo: Bold & Flex, Tech & Human, Micro & Macro.

Guiados pelos orientadores, desenvolvemos as diretrizes de Linguagem Verbal e o  sistema de Linguagem Visual. Definimos um novo tom de azul e a paleta de cores inspirada nos tons de céu. Desenhamos elementos novos, que reforçam as mensagens da marca e enriquecem o seu repertório gráfico. Estudamos formas, texturas e materiais para construir o design language, que direciona ambientações, eventos, experiências e produtos.

resultado

O resultado é um sistema de linguagem impactante, alinhado com os valores da marca Embraer e consolidado no BrandBook e no BrandCenter – uma ferramenta viva, que permite que as diretrizes sejam aprimoradas e atualizadas de acordo com a necessidade e a evolução do projeto. A nova linguagem foi lançada em Le Bourget – Paris Air Show 2017, um dos maiores eventos do mercado de aviação mundial. Ao ganhar o mundo, a linguagem entra em fase de disseminação e afirmação, através de workshops, treinamentos e compliance para parceiros nacionais e globais. A combinação dos ingredientes, suas regras de uso e inspirações são resultado de uma parceria afinada entre a Tátil e o time da Embraer. Ela garante consistência, impacto e clareza na comunicação da marca, além de perfeito alinhamento com sua proposição: Challenge. Create. Outperform.

 

 

 

 

 

 

 

Imagem Cria

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