10 dezembro 2014 | 10:24

As marcas e o seu novo papel no mundo

Por Tátil

BLOG_17_MarketingValorCompartilhado

Mais do que desenhar ideias que criam conexões poderosas entre marcas e pessoas, acreditamos que é preciso provocar uma reflexão mais profunda sobre o papel das marcas no mundo.

Se pensarmos que há 700 anos a igreja era a instituição mais poderosa do planeta, sendo substituída pelo Estado há 200 anos, hoje as empresas são as instituições mais influentes do mundo. Imagine só: das 100 maiores economias do planeta, hoje 51 são corporações.

Com esse poder nas mãos, as empresas devem ser cada vez mais responsáveis, assumindo um papel mais amplo do que vendedoras de serviços ou produtos, e estabelecendo diálogos e experiências mais profundas com o seu público.

Em vez de simplesmente comprarem espaço para falar bem delas mesmas, as marcas precisam ser protagonistas na construção de um futuro desejável para todos.

Por isso, mais do que desenhar ideias lúdicas e surpreendentes, mais do que design e branding, o que queremos é oferecer às marcas a real oportunidade de saírem do discurso para a prática, se engajando em ações e ideias de valor compartilhado que façam diferença na vida das pessoas.

Entendemos que as marcas que investirem nessa direção, vão ter ainda mais chances de manter sua relevância no futuro.

Imagens:
1 e 2. Capa e introdução da Palestra do Fred Gelli. Veja a palestra completa no vídeo abaixo.
3. Dados de Rachel Botsman, mostrando a evolução do Airbnb comparada a uma rede hotéis tradicional.
4. Bike Rio, serviço de aluguel de bicicletas patrocinado pelo Itaú.
5. Zipcar, sistema americano de compartilhamento de carros.
6. Coletivo Coca-Cola.
7. Slide da palestra mostrando a investigação na rotina das pessoas. Mais no vídeo.

 

Palestra do Fred Gelli no evento do Google Think Tech:

 

Leia também:

Inspiração e estratégia: o núcleo de branding da Tátil

Do PDV ao maior festival de música de todos os estilos 

ASSINATURA

TAGS:#tatil25anos branding marketing marketing de Valor Compartilhado Tátil Tátil 25 Anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *