• item-1
  • item-2
  • item-3
  • item-4

rio 2016

rio2016

DESAFIO
Imagine uma marca que já nasceu com um enorme desafio: representar a Paixão e a Transformação de uma cidade e de um país inteiro e projetá-las para o mundo. Uma marca que precisava expressar união, despertar superação e otimismo. Fugir dos clichês e ser, ao mesmo tempo, uma síntese que traduzisse o Rio de Janeiro como o endereço do maior evento esportivo do planeta em todos os lugares – para os cariocas, atletas e gente do mundo todo. Um projeto tão importante e desejado que reuniu 139 agências em torno do mesmo sonho: criar a marca que entraria para a história da nossa cidade e para a história dos Jogos Olímpicos.

SOLUÇÃO
Mais do que a forma, era preciso desenhar a estratégia. Investigamos o universo da marca e suas edições anteriores, outras competições e eventos internacionais. Criamos planetas Rio 2016 e polinizamos cada um deles com muitas referências, conceitos, tendências, artigos. Fizemos brainstormings para descobrir sua essência, seu propósito e materializar expressões e experiências relevantes. Mais de 100 pessoas participaram do processo, entre estrategistas, designers e redatores, com as melhores referências sendo trocadas e trabalhadas de forma coletiva. Desenhamos uma marca humana, feita da mistura de povos, atletas e culturas. Uma marca que acolhe com um abraço e tem um jeito apaixonante de celebrar. Uma forma que revela o Pão de Açúcar e é espelho vivo da natureza exuberante do carioca e da cidade. Uma marca-escultura, infinita, tridimensional, que ganha texturas, vira forma, objeto. Feita para ser experimentada.  Um convite e uma inspiração para o Rio e para o mundo.

 

Cliente: rio2016. Marca: Rio 2016.