coca-cola
vis olímpico
O sistema de identidade visual capaz de unir duas das marcas mais icônicas do planeta e celebrar o movimento de um jeito global.

desafio

Em 2014, a Coca-Cola, uma das maiores e mais antigas patrocinadoras dos Jogos Olímpicos, convidou quatro agências para participarem de uma concorrência criativa. O briefing: criar o que seria inicialmente a assinatura perene da Coca-Cola durante as edições do maior evento esportivo do mundo, começando em 2016 com os Jogos Olímpicos do Rio. Uma assinatura que precisava estar alinhada com os princípios de design da marca e, ao mesmo tempo, ter sinergia com a plataforma de comunicação Active Healthy Living. Em outras palavras, uma assinatura com DNA Coca-Cola que expressasse claramente a ideia de movimento.

solução

Das quatro agências convidadas, apenas a Tátil e o Cravo foram selecionadas para apresentar uma proposta criativa. Como os caminhos desenvolvidos pelos dois escritórios compartilhavam princípios gráficos e atributos visuais, o processo de criação passou então a ser colaborativo. Para unir Coca-Cola, movimento e Jogos Olímpicos de um jeito memorável e único, usamos como ponto de partida dois dos elementos visuais mais icônicos da marca: a Contour e o Ribbon. Deles, nascem as linhas que desenham o movimento natural do Rio, suas montanhas e paisagens. Linhas que formam faixas, abraçam as modalidades olímpicas e celebram os Jogos num movimento incansável, contagiante, infinito. A Contour inspira a marca. O Ribbon, a linguagem. Uma parceria afinada entre a Tátil, o Cravo e o time de design da Coca-Cola global.

resultado

Mais do que uma marca potente, impactante e única, o resultado é um sistema de identidade visual flexível, que contempla diferentes pontos de contato e permite infinitas aplicações: de materiais impressos a intervenções urbanas, de peças de comunicação tradicionais à ambientação. Uma identidade capaz de se manter relevante ao longo do tempo, perenizando a sintonia entre a Coca-Cola e o movimento olímpico de um jeito global.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem Cria

A CRIA é uma consultoria estratégica com foco em inovação que gera impacto positivo para a sociedade, ajudando as organizações na modelagem e na implementação de negócios de valor compartilhado, ativação de intraempreendedorismo e construção de cenários futuros.