coca-cola
vis premium
A Coca-Cola mais premium sem perder a sua essência pop e democrática. Porque todo dia pode ser especial.

desafio

Em 2016, como parte de uma estratégia global para ganhar relevância e se reaproximar do público adulto e jovens adultos das classes AB, a Coca-Cola precisava sofisticar o discurso sem perder o caráter essencialmente pop e democrático da marca. Para isso, era preciso dar corpo à plataforma Premium & Special, criando um Sistema de Identidade Visual capaz de aglutinar um portfolio de produtos que representasse, a um só tempo, as encarnações mais clássicas e mais inovadoras da marca para diferentes mercados, começando pelo Brasil. Esse foi o desafio endereçado à Tátil em parceria com o time de design da Coca-Cola Brasil – Brenda Lucena e Anna Luiza Marzocchi – e também com James Sommerville, Cristiana Grether e Raphael Abreu, da Coca-Cola Global.

 

 

solução

Trabalhamos o encontro entre o clássico e o contemporâneo, dosando pesquisa histórica com as práticas mais recentes de comunicação da marca.

 

 

Com o produto no centro da narrativa, buscamos nas características intrínsecas das embalagens a chave para a criação de um sistema visual familiar e ao mesmo tempo surpreendente, que traduzisse a força da Coca-ColaTM na cultura gráfica e na cultura do desenho industrial mundiais. Com uma linguagem aparentemente simples, revelamos a sofisticação inerente à marca Coca-Cola.

 

 

A atenção à representação dos produtos nos levou a produzir um ensaio com garrafas de vidro em Nova Iorque, que resultou em um set de, aproximadamente, 60 packshots. Em parceria com o fotógrafo Martin Wonnacott, garantimos que a icônica Contour Bottle, cujo desenho remonta a 1915, transparecesse as qualidades que fazem dela o container mais reconhecido do mundo.

 

 

Com uma iluminação contundente, inspirada em anúncios produzidos com técnicas de gravura e pintura, a centenária garrafa portátil e sua versão atualíssima de 1L ganharam expressão unificada e relevante – clássica e contemporânea.

 

 

 

Provocando a coincidência entre o gráfico e o fotográfico, o VIS é constantemente inspirador, e normativo quando necessário. Oferece princípios de design, componentes de linguagem e materializações capazes de guiar o desenvolvimento de projetos nos diversos pontos de contato estratégicos da plataforma: embalagens primárias e secundárias, equipamentos e comunicação de PDV, digital e impressa e ativações experienciais.

 

 

 

 

 

resultado

O sistema vem se mostrando eficaz, capacitando a cadeia produtiva da Coca-Cola Brasil ao desenvolvimento e à implementação de ativações da plataforma: novos produtos foram lançados (1L One Way Glass Bottle, 310 ml Hint of Flavors Slim Cans), novo material de PDV foi instalado em canais selecionados, e-commerce, redes sociais e hotsites se imbuíram da linguagem para divulgar produtos, eventos exclusivos e a participação da marca em eventos estratégicos. A receptividade, colhida em mídias digitais, até o momento, é ótima. Além disso, o VIS vem também ganhando espaço internacional, com recente ativação na Austrália.

 

Imagem Cria

A CRIA é uma consultoria estratégica com foco em inovação que gera impacto positivo para a sociedade, ajudando as organizações na modelagem e na implementação de negócios de valor compartilhado, ativação de intraempreendedorismo e construção de cenários futuros.