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ENTRUMPIA

O Colapso Autoimune da Sociedade e o Potencial Regenerativo da Natureza

02.2025

Artigo de Fred Gelli para Fast Company
Article by Fred Gelli for Fast Company

Texto em Português e Inglês
Text in Portuguese and English

[PT]

O retorno de Donald Trump ao poder não é apenas um evento político. É um sintoma visível de um processo mais profundo — o avanço da “enTRUMPia”, uma onda de caos que parece irresistível. Polarização radical, guerras em expansão, risco nuclear, colapso climático. O mundo se reorganiza em torno de fissuras, não de pontes. Se a entropia é a tendência natural de qualquer sistema fechado ao colapso, Trump atua como um catalisador. Um agente de aceleração da desordem, desestabilizando instituições, corroendo o tecido da confiança social, normalizando o absurdo. Mas será que ele é a causa ou apenas o reflexo de um processo maior? Talvez Trump não seja o vírus, mas o sintoma de uma doença autoimune global.

Em um organismo saudável, o sistema imunológico protege contra ameaças externas. Mas, quando ele falha em reconhecer suas próprias células, nasce a doença autoimune. A sociedade de hoje sofre do mesmo mal: perdemos a capacidade de reconhecer o “outro” como parte do mesmo corpo. Não há mais adversários, apenas inimigos existenciais. O dissenso vira heresia. Redes sociais funcionam como superanticorpos desregulados, atacando qualquer pensamento divergente, enquanto o diálogo, esse tecido fino que sustenta o convívio, se rompe em cada esquina, em cada família, em cada bolha digital. O “inimigo interno” agora é uma ideia, um voto, uma crença. O resultado? Um organismo social em estado de inflamação crônica, lutando contra si mesmo, enquanto ameaças reais, climáticas, geopolíticas, econômicas, avançam sem resistência coordenada.

Se entendermos o planeta como um grande organismo, como sugere a hipótese de Gaia de James Lovelock, estamos diante de um colapso sistêmico que parece culminar nas ficções científicas distópicas das plataformas de streaming. Mas, a entropia, na natureza, não é necessariamente sinônimo de extinção. É muitas vezes o terreno fértil da transformação. O colapso abre espaço para o novo. A biomimética nos ensina isso. Algumas sementes só germinam depois do fogo. O calor extremo quebra a dormência, permitindo a regeneração. O que, na nossa sociedade, está adormecido e esperando o choque do caos para despertar? As redes subterrâneas de fungos e raízes nos lembram que sob o solo existe um outro mundo, invisível, mas essencial — um tecido de colaboração e interdependência. E as colônias de formigas mostram que a inteligência não precisa estar centralizada, ela pode emergir do coletivo, da soma das pequenas ações.

Talvez o que possa nos salvar não esteja no centro do sistema, mas em suas bordas — nesses territórios híbridos onde diferentes formas de vida e pensamento se encontram e se contaminam. Na natureza, as bordas são zonas de alta biodiversidade, onde a vida é mais rica e resiliente. O encontro entre a terra e o mar, a floresta e o campo, o rio e suas margens. O equivalente social dessas bordas são os espaços onde culturas se cruzam, onde disciplinas dialogam, onde o dissenso gera fricção criativa em vez de conflito destrutivo.

Pense nos movimentos de base, nas economias colaborativas, nas redes de solidariedade que emergem em tempos de crise. São como espécies pioneiras, que preparam o terreno para que outras possam florescer. O orçamento participativo em algumas cidades, por exemplo, é uma forma de descentralização inspirada em ecossistemas, em que o poder de decisão circula, criando resiliência. O mesmo acontece com iniciativas de justiça restaurativa, que buscam curar feridas sociais por meio do diálogo, em vez da punição.

Mas, talvez, a lição mais importante da biomimética para esse momento seja reconhecer que não estamos fora da natureza. Somos natureza. Se ela colapsa, colapsaremos junto. E, nesse sentido, as cosmologias ancestrais dos povos originários, especialmente os ameríndios, têm muito a nos ensinar. Para eles, não existe separação entre o que é cultura e o que é natureza. A montanha, o rio, o vento, o sol e a lua são parentes. Assim como os objetos e tecnologias que produzem são também natureza. Para os Yanomami, por exemplo, o arco e a flecha não são apenas ferramentas de caça, eles carregam um espírito e fazem parte da relação simbiótica com a floresta. O arco representa o prolongamento da força e da intenção do caçador, enquanto a flecha, ao voar, carrega não só a energia do humano, mas também a do ambiente que a sustenta.

Na tradição dos povos do Ártico, como os Inuit, as casas de gelo são mais do que abrigos. São vistas como organismos temporários, respirando com o clima e o ritmo da comunidade. O iglu é construído com o próprio ambiente, usando neve compactada, e desintegra-se de volta ao ecossistema quando não é mais necessário, sem deixar vestígios. Ele é parte do ciclo natural, não algo separado dele. A relação com o mundo não é de posse, mas de pertencimento. O tempo não é uma linha reta rumo ao progresso, mas um ciclo de renovação constante. Não se trata de romantizar o passado, mas de lembrar que existiram (e ainda existem) formas de vida que não se baseiam na ilusão da separação. Povos que compreenderam, muito antes de qualquer teoria científica, que a verdadeira força está na interdependência.

Da mesma maneira talvez devêssemos reconhecer que as inteligências artificiais e outras tecnologias exponenciais são extensões do mesmo processo vital que nos criou, e possamos enxergá-las (e significa-las) não apenas como ferramentas ameaçadoras, mas partes inerentes das soluções complexas para os desafios sem precedentes que enfrentamos. Tudo é parte do problema. Tudo é parte da solução. O que fará a diferença será nossa capacidade de, mesmo no meio do caos, respirarmos fundo e catalisarmos a força do coletivo, pois vem daí nosso sucesso como espécie. Afinal, a força criativa da evolução nunca foi sobre separação, mas sobre conexão.

Se a “enTRUMPia” é a tempestade perfeita, o antídoto está nas margens, nos espaços de transição, onde novas formas de vida podem emergir. O caos não é o fim. É o terreno onde as sementes esquecidas finalmente encontram condições para germinar.

A natureza não luta contra o colapso. Ela o atravessa, aprende com ele e se reinventa. Talvez seja isso que inevitavelmente precisemos fazer.

[EN]

Donald Trump’s return to power is not just a political event. It is a visible symptom of a deeper process — the advance of “enTRUMPia,” a wave of chaos that seems irresistible. Radical polarization, expanding wars, nuclear risk, climatic collapse. The world is reorganizing around fractures rather than bridges. If entropy is the natural tendency of any closed system toward collapse, then Trump acts as a catalyst. An agent accelerating disorder, destabilizing institutions, corroding the fabric of social trust, and normalizing the absurd. But is he the cause or merely the reflection of a larger process? Perhaps Trump is not the virus, but the symptom of a global autoimmune disease.

In a healthy organism, the immune system protects against external threats. Yet when it fails to recognize its own cells, an autoimmune disease is born. Today’s society suffers from the same malady: we have lost the ability to recognize the “other” as part of the same body. There are no longer adversaries — only existential enemies. Dissent becomes heresy. Social networks function as dysregulated superantibodies, attacking any divergent thought, while dialogue — the delicate fabric that sustains coexistence — crumbles at every corner, in every family, in every digital bubble. The “internal enemy” is now an idea, a vote, a belief. The result? A social organism in a state of chronic inflammation, fighting itself, while real threats — climatic, geopolitical, economic — advance without coordinated resistance.

If we understand the planet as a vast organism, as suggested by James Lovelock’s Gaia hypothesis, we face a systemic collapse that seems to culminate in the dystopian science fiction of streaming platforms. Yet, entropy in nature is not necessarily synonymous with extinction. It is often the fertile ground for transformation. Collapse makes room for the new. Biomimetics teaches us that some seeds only germinate after a fire; extreme heat shatters dormancy, allowing regeneration. What in our society lies dormant, waiting for the shock of chaos to awaken? The underground networks of fungi and roots remind us that beneath the soil exists another world — invisible but essential — a fabric of collaboration and interdependence. And ant colonies show that intelligence need not be centralized; it can emerge from the collective, from the sum of small actions.

Perhaps what can save us is not at the center of the system, but on its fringes — in those hybrid territories where different forms of life and thought meet and intermingle. In nature, the margins are zones of high biodiversity, where life is richer and more resilient — the meeting point of land and sea, forest and field, river and its banks. The social equivalent of these margins are the spaces where cultures intersect, where disciplines dialogue, where dissent generates creative friction rather than destructive conflict.

Consider grassroots movements, collaborative economies, and solidarity networks that emerge in times of crisis. They are like pioneer species, preparing the ground for others to flourish. Participatory budgeting in some cities, for example, is a form of decentralization inspired by ecosystems, where decision-making power circulates, creating resilience. The same is true for restorative justice initiatives, which aim to heal social wounds through dialogue rather than punishment.

Perhaps the most important lesson of biomimetics for this moment is recognizing that we are not outside of nature — we are nature. If it collapses, we collapse with it. In that sense, the ancestral cosmologies of indigenous peoples, especially Native Americans, have much to teach us. For them, there is no separation between what is culture and what is nature. The mountain, the river, the wind, the sun, and the moon are kin, just as the objects and technologies they create are also part of nature. For the Yanomami, for instance, the bow and arrow are not merely hunting tools; they carry a spirit and are part of a symbiotic relationship with the forest. The bow represents the extension of the hunter’s strength and intention, while the arrow, in flight, carries not only the energy of the human but also that of the environment sustaining it.

In the tradition of Arctic peoples, such as the Inuit, ice houses are more than shelters. They are seen as temporary organisms, breathing with the climate and the rhythm of the community. The igloo is built from the environment itself, using compacted snow, and then disintegrates back into the ecosystem when no longer needed, leaving no trace. It is part of the natural cycle — not something separate from it. The relationship with the world is not one of ownership, but of belonging. Time is not a straight line toward progress, but a cycle of constant renewal. It is not about romanticizing the past, but remembering that there have been — and still are — ways of life not based on the illusion of separation, ways in which peoples understood long before any scientific theory that true strength lies in interdependence.

Similarly, perhaps we should recognize that artificial intelligences and other exponential technologies are extensions of the same vital process that created us, and we might see them (and evaluate them) not solely as threatening tools but as inherent parts of the complex solutions to the unprecedented challenges we face. Everything is part of the problem. Everything is part of the solution. What will make the difference is our ability, even in the midst of chaos, to take a deep breath and catalyze the strength of the collective — for it is from there that our success as a species will arise. After all, the creative force of evolution has never been about separation, but about connection.

If “enTRUMPia” is the perfect storm, then the antidote lies at the margins, in those transitional spaces where new forms of life can emerge. Chaos is not the end — it is the ground in which forgotten seeds finally find the conditions to germinate.

Nature does not fight collapse. It endures, learns from it, and reinvents itself. Perhaps that is inevitably what we must do.

Ficha Técnica

Texto:
Fred Gelli 

Comunicação&Mkt&Marca Tátil:
Luiza Magalhães, Marcelo Cândido e Natália Silveira

Assessoria:
Flávia Nakamura