Credit: Work by Gabi Gelli - Ressignificação, 2019

O desafio de criar o primeiro tênis da era pós-petróleo

10.2023

Artigo de Fred Gelli

Faz parte do DNA da Tátil. Desde o início da nossa história, a natureza é vista como uma fonte de soluções estratégicas inspiradoras que aponta novos caminhos mais inteligentes e sustentáveis. Por isso, temos um carinho muito especial por este projeto que fomos convidados a participar.

A VERT — conhecida lá fora como Veja Shoes — nos chamou para desenvolver um projeto de biomimética para o primeiro tênis esportivo da marca. Um tênis da era pós-petróleo, que considera toda cadeia sustentável já utilizada pela marca, desde o uso de materiais que causam baixo impacto ambiental até a sua produção, que é toda realizada aqui no Brasil.

O processo foi coletivo e reuniu um time criativo de designers, estrategistas, além de uma bióloga especialista no assunto. O trabalho de pesquisa sobre animais da Amazônia nos levou a um cruzamento surpreendente de referências, materializado na inspiração dos pássaros da região.

Assim nasceu Condor. Um tênis esportivo que une novas tecnologias e leveza. Com formas belas e inovadoras, desenhado para ser sustentável. Um projeto de uma marca que faz com propósito e conquista protagonismo dentro do seu segmento.

OS ANIMAIS VELOZES DA FLORESTA AMAZÔNICA

Um solado inspirado em ossos de pássaros

Para poderem voar sem se cansar, as aves precisam ser o mais leve possível. É por isso que todos os pássaros possuem os ossos ocos, cheios de ar. São compostos de uma estrutura trabeculada, que os mantêm resistentes e leves ao mesmo tempo. A partir dessas tô conexões e de uma das principais características dos tênis esportivos, que é a sua performance, chegamos ao desenho e estrutura do solado.

O resultado é um tênis que reduziu de 99% para 53% a quantidade de plástico na sua composição, que é feita de borracha nativa da Amazônia, algodão orgânico, juta, garrafas plásticas recicladas, óleos de banana e mamona, cana-de-açúcar e casca de arroz.

Condor é o primeiro passo da VERT em direção ao mundo da corrida. Um ganho enorme dentro do segmento onde o design atua como uma lente no mundo dos negócios, unindo brilho criativo e precisão estratégica.

Ficha Técnica

Texto:
Fred Gelli 

Comunicação&Mkt&Marca Tátil:
Luiza Magalhães, Marcelo Cândido e Natália Silveira

Assessoria:
Flávia Nakamura