Credit: Work by Gabi Gelli - Ressignificação, 2019

RIW e o Paradoxo da Escolha

10.2023

Artigo de Juliana Barreto

Essa semana eu tive o privilégio de estar no RIW — e eu poderia aqui fazer um compilado de tendências, falar sobre os stands, palestrantes, … Mas vou preferir fazer uma abordagem um pouco diferente inspirada por um papo que tive a sorte de ter com o Felipe Aguiar (que foi comigo) e com o Ricardo Bezerra (para quem contei essa história e me deu o insight para o post de hoje).

Há bastante tempo ouvi falar sobre um negócio chamado “Paradoxo da Escolha” e a experiência de um FOMO* acontecendo ao vivo somado a um entorno de pessoas registrando todos os momentos do evento em seus celulares desde o primeiro passo ao entrar e em todos os símbolos possíveis do RIW para serem postados ao vivo em suas respectivas redes sociais me deixou super reflexiva e paralisada. Mas vamos voltar um pouquinho: Paradoxo da Escolha fala justamente sobre como nós congelamos frente a uma quantidade enorme de coisas que poderíamos escolher. A ideia de termos mais opções deveria nos deixar animados, porém, frente a pressão pela escolha de um entre tantos, fixamos nossas mentes na perda e não no ganho. Famoso: “A cada escolha, uma renuncia”.

Não é a toa que lojas com um número enorme de items ajuda seus compradores com um “quem comprou, comprou também”, que streamings tem o “Recomendados para vocês” ou “porque você viu… pode gostar também” e outros tantos recursos que, para além de tentar nos manter engajados mais tempo ou fazer novas compras, também tenta facilitar nosso processo decisório e nos deixar mais tranquilos em relação a nossas escolhas.

Dito isso — a RIW foi um grande paradoxo da escolha na prática para mim: muitos armazéns, com muitos stands, muitas palestras simultâneas, com muita gente no entorno tornando toda e qualquer decisão sobre o que ver super complexa deixando ali um gosto amargo de estar perdendo algo e simplesmente não estar “fazendo direito” rs. Mesmo tendo segmentações por temas de interesse não foram suficientes para me acolher em uma navegação confusa pela experiência, cheia de estímulos por todos os lados.

“Ai, Ju. Mas tinha app, tinha programação online, tinha sinalização, segmentação por temas” E, realmente, tinha tudo isso. Mas era MUITA coisa ao mesmo tempo a ponto de terem 3 palestras diferentes acontecendo dentro de um mesmo pavilhão. Como não trava? Dito isso, bora pensar mais sobre como facilitar as escolhas de quem está ali vivenciando sua experiência de marca?

Aproveitando: obrigada Tátil Design por me proporcionar essa ida ao evento e a reflexão de como podemos sempre pensar em melhorar as experiências de marca no dia a dia.

*FOMO — Fear of missing out

Ficha Técnica

Texto:
Juliana Barreto

Comunicação&Mkt&Marca Tátil:
Luiza Magalhães, Marcelo Cândido e Natália Silveira

Assessoria:
Flávia Nakamura